18 de Dezembro de 2018

Página inicial > Comunicação > Notícias > Governo autoriza abertura de licitação para obras no acostamento da ERS-040 em Balneário Pinhal
Publicação: 09/03/2018 às 13:51

Sartori ressaltou que é inaceitável imaginar o serviço público sem gestão - Foto: Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori assinou, na manhã desta sexta-feira (9), autorização para abertura de licitação das obras de melhorias e de alargamento do acostamento da ERS-040, entre os quilômetros 91 e 93. O trecho fica no bairro Pontal das Figueiras, em Balneário Pinhal. A estrada de 94 quilômetros, administrada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) do km 11 ao 94, liga Viamão, na Região Metropolitana, a Balneário Pinhal, no Litoral Norte.

A licitação prevê a padronização da largura do acostamento, melhorias na drenagem, principalmente das águas pluviais, e reforço da sinalização vertical e horizontal. A extensão da obra será de 2.912 metros. O prazo para conclusão será de seis meses e o valor é de R$ 1.763.240,38.

“É inaceitável imaginar o serviço público sem gestão. Quando iniciamos o projeto de mudança, lá em 2015, muitos duvidavam e olhavam com certa descrença. Mas nós não desistimos e o resultado está aí. Hoje, é possível dar início a essa obra tão importante para a região, porque houve um trabalho sério, responsável. Houve gestão, integração e parceria. Eu sempre digo que o passo mais difícil é o primeiro”, afirmou Sartori.

“Eu dizia: não se trata um câncer com analgésico. O remédio era amargo. Muitos teimavam em negar a doença crônica que havia atingido o setor público. Trabalhamos muito! E a travessia ainda não terminou. A casa precisa continuar sendo arrumada”, enfatizou o governador.

Sartori frisou, ainda, que 2018 não pode ser um “ano morto”. “Não contem comigo para demagogias de ano de eleição. Nunca me movi por isso. Contem comigo para continuar construindo o futuro do Rio Grande, com responsabilidade, diálogo e falando a verdade. Podem acreditar, o Rio Grande tem um caminho e tem futuro”.

O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, afirmou que, quando Sartori assumiu o governo, o Litoral Norte tinha muitos problemas de infraestrutura. "Esta obra era um anseio da população de menor renda que aqui vive. É uma ação pequena, mas de grande repercussão social”, destacou.

O diretor-presidente da EGR, Nelson Lidio Nunes, ressaltou que as melhorias são feitas buscando trazer mais segurança e acessibilidade aos usuarios, além de melhorar o fluxo do tráfego da rodovia. "Temos conseguido investir os recursos arrecadados por meio das praças de pedágio, fazendo retornar em beneficios para quem utiliza as vias.

A prefeita de Balneário Pinhal, Márcia Tedesco, confirmou o grande esforço para chegar até o dia de hoje. “Esforço construído por muitas mãos e por vários governos até concretizar este sonho”.

O trecho

A rodovia tem pista simples e acostamentos nos dois lados. A obra constitui-se na melhoria do acostamento do lado direito da rodovia, em sentido crescente (Porto Alegre-Balneário Pinhal). Hoje, o acostamento está com o asfalto deteriorado e com larguras variáveis, entre um e dois metros.

No local, a dois quilômetros do Centro de Pinhal, vivem cerca de 450 famílias, e o meio mais usado de transporte é a bicicleta. O aposentado Assunção Rodrigues Silva, 72 anos, contou que a estrada nesse trecho não tem acostamento. “É perigoso. Anteontem um ciclista foi atropelado”, alertou.

O alargamento vai permitir a melhor utilização da área pela população local e será feito de forma a não afetar a funcionalidade urbana, levando acessibilidade aos usuários, como pedestres e ciclistas. Com a autorização da obra, o consultor João Vilmar Chaves Machado, 41 anos, decidiu: “Agora vou comprar uma bicicleta”.

Também participaram do ato o diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Lídio Nunes; o deputado federal Alceu Moreira; os deputados estaduais Gabriel Souza e João Fischer; vereadores e moradores da localidade.

Com informações do Governo do Estado