16 de Julho de 2019

Página inicial > Comunicação > Notícias > EGR investe em estudo e planejamento para reduzir atropelamentos de animais
Publicação: 05/07/2019 às 16:02

EGR investe em estudo e planejamento para reduzir atropelamentos de animais

Levantamento de estruturas para passa fauna RS-287 - Foto: EGR/Divulgação

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) vem realizando as atividades do Programa de Proteção e Monitoramento da Fauna, por meio da execução do Plano Básico de Gestão Ambiental (PBA), como parte do processo de melhoria contínua das ações da empresa e do cumprimento de condicionantes das Licenças Ambientais de Operação (LOs). O objetivo do trabalho é adotar medidas adequadas à redução da mortalidade de animais por atropelamento em toda a malha viária administrada pela EGR, ou seja, em mais de 900 quilômetros.

O programa é estruturado em diagnóstico e planejamento, implantação de medidas mitigadoras e monitoramento da efetividade das ações tomadas. Na etapa inicial, são indicadas áreas prioritárias para o acompanhamento de colisões com animais e para a adoção ou adequação de estratégias para diminuir esse impacto.

Atualmente, está sendo feita uma intensa coleta de informações, percorrendo-se toda a extensão da malha viária e em bases de dados disponíveis. São verificadas nessas pesquisas as características das rodovias e da paisagem no entorno delas, assim como estruturas já instaladas – bueiros e pontes, por exemplo – que podem ser adequadas para a passagem segura da fauna, servindo como medida de mitigação de atropelamentos. Esse estudo detalhado dá suporte à criação de mapas de predição de locais mais sujeitos ao risco de colisões com animais e à definição das estratégias mais adequadas para evitar o problema.

O investimento deste Programa tem sido na pesquisa qualificada como embasamento a decisões mais acertadas ao monitoramento de fauna não só nas rodovias existentes, mas que também possibilite o aumento da eficiência (maiores benefícios com custos semelhantes ou menores) e da efetividade (redução nos impactos) na implantação de novos empreendimentos.

Saiba mais sobre a execução do Plano Básico de Gestão Ambiental (PBA):

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), cumprindo as exigências ambientais para a operação de rodovias e praças de pedágio, contratou a STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A. para a execução do Plano Básico de Gestão Ambiental (PBA) e seus 15 Programas Ambientais. O objetivo é reduzir os impactos negativos, potencializar os positivos e reparar possíveis danos decorrentes de uma época em que não havia legislação ambiental, quando foram implantados seus mais de 900 quilômetros de rodovias e 14 praças de pedágio.

Programas da Gestão Ambiental:

Programa de Monitoramento, Gestão e Supervisão Ambiental

Plano Ambiental de Construções (PAC)

Projeto de Sinalização Ambiental e de Segurança

Programa de Monitoramento e Estabilização de Encostas e Taludes

Programa de Gerenciamento de Riscos Ambientais (PGRA)

Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e Passivos Ambientais (PRAD)

Programa de Gerenciamento de Áreas de Preservação Permanente

Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar, Ruídos e Vibrações

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos

Programa de Conservação da Faixa de Domínio e Manejo Florestal

Programa de Proteção e Monitoramento de Fauna