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Publicação: 18/10/2019 às 15:01

EGR realiza cadastramento e estudos para reduzir impactos ambientais

Sinalização indicativa de cunho ambiental na ERS-474 em Santo Antônio da Patrulha-RS - Foto: EGR/Divulgação
Sinalização indicativa de cunho ambiental na ERS-474 em Santo Antônio da Patrulha-RS - Foto: EGR/Divulgação

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) está realizando a etapa de cadastros ambientais em toda a extensão dos 903 km de malha viária. Os levantamentos que vêm sendo efetuados desde março pela contratada STE – Serviços Técnicos de Engenharia S.A. darão suporte à execução de Planos e Programas do Projeto Básico de Gestão Ambiental (PBA) e ao atendimento a condicionantes das licenças ambientais. 

Os cadastros geram dados que permitem a identificação e futura implantação de ações para a prevenção, redução e correção de impactos negativos à vida das pessoas e ao meio ambiente. O engenheiro ambiental da EGR, Rafael Schmitz, ressalta que “os levantamentos também dão visibilidade a ocorrências ambientais promovidas por terceiros, o que possibilitará ações mais efetivas para a redução desse tipo de problema”.

·        No Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e Passivos Ambientais (PRAD), é utilizado o mapeamento de locais danificados em decorrência de obras de manutenção e conservação nas estradas.

·        As informações auxiliam também no gerenciamento de riscos e na elaboração dos Planos de Ação de Emergência (PAEs), ao identificar áreas sensíveis e pontos críticos à ocorrência de acidentes ambientais.

·        Já a identificação e inspeção de estruturas de contenção fornecem subsídios ao Programa de Monitoramento e Estabilização de Encostas e Taludes.

·        O Projeto de Sinalização Ambiental está sendo elaborado com base nos registros de placas de sinalização ambiental existentes e suas condições e dos locais de sensibilidade, indicando as substituições e complementações necessárias.

·        Por fim, por intermédio do Programa de Proteção e Monitoramento de Fauna estão sendo feitos os estudos necessários para a construção de estruturas de prevenção de atropelamentos de animais nos locais mais adequados nas rodovias. Também estão sendo avaliadas estruturas de potencial cruzamento de fauna já existentes, para que sejam providenciadas melhorias.

 

 

 

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