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4 de Agosto de 2020

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Publicação: 11/02/2020 às 11:29

EGR avalia soluções para aprimorar qualidade ambiental de rodovias

Estrutura de contenção existente ERS-115 KM 37 GRAMADO
Estrutura de contenção existente ERS-115 KM 37 GRAMADO

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) chega a uma nova etapa da execução dos Planos e Programas do Projeto Básico de Gestão Ambiental (PBA) dos 908 km de rodovias e 14 praças de pedágio que administra. A partir de diversos cadastros e dados levantados em 2019 pela equipe da STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A, contratada para a gestão ambiental, a EGR está analisando as ações necessárias para evitar danos à estrutura das estradas, garantir a segurança dos usuários e promover a conservação ambiental.

Os levantamentos incluem o cadastro das estruturas de contenção existentes, por meio do Programa de Monitoramento e Estabilização de Encostas e Taludes, e de passivos, seguindo o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e Passivos Ambientais (PRAD); a identificação de sinalização específica para a elaboração do Projeto de Sinalização Ambiental; e o mapeamento de pontos e segmentos críticos à ocorrência de acidentes ambientais, considerando os Planos de Ação de Emergência (PAEs). Na primeira fase, foram realizadas análises preliminares em escritório com uso de recursos tecnológicos, posteriormente confirmadas por vistorias em campo, caracterização do que foi identificado e elaboração de mapas. Para finalizar, a equipe de Gestão Ambiental, com base em análises multicritério, hierarquizou os problemas levantados, o que permitiu a verificação das prioridades e a sugestão de medidas e ações para solução de cada uma, estando entre essas, serviços de manutenção, melhorias e instalação de novas estruturas.

Os estudos já concluídos abrangem as rodovias ERS-020 (entre Três-Coroas e São Francisco de Paula); ERS-115 (Taquara – Gramado); ERS-235 (Nova Petrópolis – Gramado; Gramado – Canela; Canela – São Francisco de Paula); ERS-239 (Novo Hamburgo – Riozinho); ERS-466 (Parque do Caracol – Canela); e ERS-474 (Santo Antônio da Patrulha – Rolante). De acordo com o engenheiro ambiental da EGR Rafael Schmitz, “a ideia é trabalhar juntamente com a Gerência de Engenharia e as equipes de Operações para darmos agilidade à implantação das medidas de reforço e aprimoramento”.

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