Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Bem-Vindo

29 de Setembro de 2020

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > EGR conclui capacitações sobre animais peçonhentos para equipes das praças de pedágio
Publicação: 12/03/2020 às 15:27

EGR conclui capacitações sobre animais peçonhentos para equipes das praças de pedágio

Capacitação sobre Animais Peçonhentos em Praça de Pedágio de Flores da Cunha - Foto: EGR/Divulgação
Capacitação sobre Animais Peçonhentos em Praça de Pedágio de Flores da Cunha - Foto: EGR/Divulgação

Desde novembro do ano passado, as equipes das 14 praças de pedágio sob administração da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) têm recebido orientações sobre como lidar em situações envolvendo animais peçonhentos. O trabalho foi concluído em fevereiro e aproximadamente 250 colaboradores e funcionários de empresas terceirizadas passaram pelas capacitações conduzidas pela STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A., contratada para a execução do Projeto Básico de Gestão Ambiental (PBA).

Durante os encontros, além de conhecer as características dos animais peçonhentos e saber como agir na hipótese de acidentes, os colaboradores puderam esclarecer dúvidas específicas. Segundo a profissional do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social (PEACS), Marcela Sternick, saber quais animais são efetivamente peçonhentos, diferenciar aqueles que são venenosos e os que trazem doenças foram os questionamentos mais comuns. “Como trabalham próximo a matas, é importante que as equipes das praças de pedágio consigam fazer estas distinções, prevenir acidentes ofídicos e adotar as atitudes corretas caso alguém seja ferido”, acrescentou Marcela.

Para ampliar a qualificação dos profissionais das praças de pedágio, a partir de abril, novos temas dos Programas Ambientais serão fonte de capacitações.

Saiba mais:

Animais peçonhentos são aqueles que produzem peçonha (veneno) e possuem condições naturais (dentes modificados, ferrão, cerdas urticantes, entre outras) para injetá-la em presas ou predadores, como serpentes, escorpiões, aranhas, lepidópteros (mariposas e suas larvas), himenópteros (abelhas, formigas e vespas), coleópteros (besouros), quilópodes (lacraias), peixes e cnidários (águas-vivas e caravelas). Estes animais gostam de ambientes quentes e úmidos e são encontrados em matas fechadas, trilhas e próximo a locais com lixo acumulado. Por esse motivo, não se deve depositar resíduos, entulho e materiais de construção próximo às estradas ou praças de pedágio.

Em caso de acidente, o Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS) atende diariamente, 24 horas, pelo telefone gratuito (0800 721 3000) e auxilia na rápida localização dos lugares com soros antiofídicos (antivenenos) disponíveis para o encaminhamento da vítima.

É preciso estar atento ainda:

- A manipulação indevida do ferimento pode agravar o envenenamento. 

- A menos que atrase a ida do paciente ao atendimento médico, o local do ferimento deve ser lavado com água e sabão e a vítima, mantida sentada ou deitada para não favorecer a circulação do veneno. Se a picada for na extremidade do corpo, como braços, mãos, pernas e pés, o membro deve ficar em posição mais elevada até a chegada ao pronto-socorro. 

- Não se deve tentar “chupar o veneno”, pois tal atitude aumenta as chances de infecção local. Também não se deve fazer torniquete ou garrote, furar, cortar, queimar ou espremer o local ferido, nem aplicar folhas, pó de café ou terra. Não devem ser ingeridos bebida alcoólica, querosene ou fumo, como é costume em algumas regiões do país.

- O máximo possível de características do animal, como tipo, cor, tamanho ajudará o profissional da saúde no atendimento. Como o tratamento é realizado de acordo com a espécie causadora do acidente, uma foto pode auxiliar na identificação do animal.

- O animal não deve ser morto, mas deixado em seu próprio meio natural. 

Outras informações podem ser consultadas no site do CIT/RS: www.cit.rs.gov.br.

Endereço da página:
Copiar
EGR - EMPRESA GAÚCHA DE RODOVIAS S/A
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 261 - 3º andar - Edifício União
Fone: Telefones
Porto Alegre - RS