4 de Agosto de 2020

Página inicial > Comunicação > Notícias > Cuidado com recursos hídricos é parte importante das ações de supervisão ambiental da EGR
Publicação: 17/04/2020 às 10:24

Cuidado com recursos hídricos - Foto: EGR/Divulgação

Com foco na necessidade de preservação e uso racional dos recursos hídricos e cumprindo a execução de seu Projeto Básico de Gestão Ambiental (PBA), a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) realiza atividades que têm o objetivo de acompanhar serviços potencialmente geradores de impactos negativos à natureza e às pessoas e adotar medidas de prevenção e controle, evitando danos inclusive aos corpos d’água (rios, lagos, lagoas, nascentes, córregos, banhados, etc.) presentes no entorno das rodovias e praças de pedágio sob sua administração.

Na restauração de pavimentos deteriorados, as operações de imprimação e aplicação de pintura de ligação são atividades corriqueiras que, caso não sejam realizadas com o devido cuidado, podem ocasionar poluição. Esses processos servem para impermeabilizar e dar maior aderência entre as camadas existentes e a nova camada de asfalto. No entanto, os compostos utilizados no serviço são originários do petróleo, substância que tem alto poder de contaminação do solo e dos recursos hídricos. Sendo assim, os profissionais de Supervisão Ambiental da STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A., contratada da EGR, acompanham os trabalhos e fornecem as orientações específicas às construtoras. As equipes recebem as recomendações sobre os principais cuidados ao se aplicar, manusear, armazenar e transportar estes compostos, evitando que escorram para os taludes das rodovias, sistemas de drenagem e corpos hídricos, causando poluição ambiental.

De maneira integrada com diversos profissionais do Gerenciamento Ambiental, são adotadas ainda outras medidas que buscam garantir a qualidade dos corpos d’água próximos às estradas administradas pela EGR, como a disposição adequada de resíduos, a proteção da vegetação do entorno dos rios quando da realização de obras e a recuperação de áreas degradadas que podem ocasionar o assoreamento de corpos hídricos. O engenheiro ambiental da EGR, Rafael Schmitz, explica que alguns detalhes fazem toda a diferença aos cuidados: “Pedimos atenção redobrada aos trabalhadores principalmente quando as atividades são realizadas sobre pontes e também não permitimos que as atividades sejam executadas em dias chuvosos”.