Bem-Vindo
7 de Março de 2021
O descarte irregular de resíduos na faixa de domínio é um problema recorrente na malha viária administrada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). A situação acontece pela ação de terceiros, principalmente em trechos próximos a áreas urbanas e a ocupações indevidas. São diversos os impactos provocados, interferindo no meio ambiente e na saúde e segurança dos usuários e moradores do entorno das rodovias.
Materiais e lixo deixados às margens das estradas podem causar acidentes de trânsito e o atropelamento de animais atraídos por restos de alimentos. Obstruem também a drenagem, acarretando erosões, prejudicando o sistema de escoamento da chuva e gerando acúmulo de água nas vias. O engenheiro ambiental da EGR Rafael Schmitz ressalta que “estes locais acabam se tornando um ambiente ideal para a proliferação de vetores de várias doenças e de larvas do Aedes aegypti, o mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya”.
O monitoramento dos passivos ambientais decorrentes é realizado pela Gerência de Meio Ambiente da EGR, com o suporte da STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A., contratada para a execução do Projeto Básico de Gestão Ambiental (PBA). As irregularidades são reportadas à Gerência de Engenharia para as devidas providências e remoção dos resíduos. A engenheira civil da EGR Camila Köhler explica que “quando é possível verificar a responsabilidade, as prefeituras são notificadas para que orientem moradores quanto ao descarte dos resíduos”. Ela ressalta que o problema também gera custos adicionais à manutenção das rodovias, bem como com a retirada do material e posterior disposição adequada.
Caso usuários e moradores do entorno observem resíduos depositados em alguma rodovia administrada pela EGR, podem informar à empresa pública pelo telefone direto (51) 9 8600 7818, entre 8h e 17h, de segunda à sexta-feira, ou pelo e-mail engenharia@egr.rs.gov.br.