29 de Outubro de 2020

Página inicial > Comunicação > Notícias > Série de animações da EGR sensibiliza para o problema do abandono de animais
Publicação: 30/09/2020 às 13:06

Série de animações da EGR sensibiliza para o problema do abandono de animais

Episodio 1 - setembro 2020 - Foto: EGR/divulgação

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) está lançando o primeiro episódio das animações “Uma Jornada TriAnimal - três histórias reais sobre amigos de verdade”.  A iniciativa é parte de uma campanha para a proteção dos animais domésticos. Na estreia, é possível conhecer o gato Romeo. Além da história de sua vida e algumas peculiaridades sobre os felinos, o enredo traz informações importantes sobre a posse responsável de animais.

O engenheiro ambiental da EGR Rafael Schmitz comenta que um dos principais motivos para a criação da campanha foi o abandono de animais em rodovias e praças de pedágio. “Infelizmente, é uma situação com que lidamos, mas pensamos em abordar esse assunto delicado mostrando fatos e dados por meio da narrativa lúdica de bichos de estimação reais capaz de gerar conexão com adultos e crianças”, argumenta. A primeira animação da série intitulada “Uma Jornada TriAnimal - Três histórias reais sobre amigos de verdade, Episodio 1 "O Gato Romeo" está disponível confira aqui.

O abandono é considerado um dos maus-tratos a animais e um crime no Brasil pela Constituição Federal e pela Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). Atualmente, a legislação prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa para quem pratica atos contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. No entanto, o Senado aprovou, na quarta-feira (9), um projeto que estabelece pena de dois a cinco anos de reclusão a quem cometer abuso ou maus-tratos, ferir ou mutilar cão ou gato. A proposta já passou pela Câmara e seguiu para a sanção do presidente da República.

As denúncias de abandono e maus-tratos devem ser feitas pelos telefones da Polícia Militar (190), Disque-Denúncia (181) ou ainda pela Linha Verde (0800 61 8080) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Mais do que falar de punição, queremos sensibilizar e, como ressalta a campanha, trabalhar juntos para evitar que os grandes amigos dos seres humanos sofram com fugas, acidentes e abandonos”, conclui Schmitz.

Saiba mais:

Animais domésticos: estão acostumados a viver com o ser humano como resultado de um processo de domesticação

Animais silvestres (considerados também animais selvagens): vivem emhabitatnatural, não são domesticados e podem ser nativos ou exóticos

Animais nativos: são naturais de determinado ecossistema ou região

Animais exóticos: não pertencem à fauna do lugar em que se encontram