Bem-Vindo
18 de Maio de 2022
Neste mês de fevereiro, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) realizou uma pesquisa on-line comas equipes das praças de pedágio para a construção conjunta do planejamento anual de atividades, capacitações e treinamentos do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social. O PEACS – que é parte do Projeto Básico de Gestão Ambiental (PBA) – tem como um dos objetivos promover a participação social e a relação de parceria entre a empresa, colaboradores e terceirizados, usuários e vizinhos das rodovias e praças de pedágio para potencializar impactos positivos e reduzir riscos e agressões ao meio.
“A gestão ambiental requer um processo educativo e coparticipativo para ser efetiva, então pensamos que nada seria mais relevante que envolver os trabalhadores das praças de pedágio e definir os temas a serem discutidos e o formato das ações a partir da visão e da realidade do dia a dia deles próprios”, comentou o engenheiro ambiental da EGR Rafael Schmitz, responsável pelo PBA na empresa.
O levantamento recebeu a adesão dos colaboradores de todas as 14 praças de pedágio administradas pela EGR e demonstrou a demanda por mais informações e treinamentos voltados ao relacionamento com comunidades vizinhas; segurança no trânsito; ansiedade, depressão e saúde emocional, além de dúvidas frequentes recebidas nas cabines de arrecadação. Os respondentes do questionário apontaram ter preferência pelas capacitações presenciais e que utilizam recursos audiovisuais como didática.
A abertura da EGR para o planejamento integrado foi vista com entusiasmo: “em minha experiência de quase 18 anos em praças de pedágio nunca foi feito algo parecido”, destaca o gerente em Flores da Cunha, Júlio Cesar Lopes de Freitas.“Quanto mais conhecimento os colaboradores conseguirem agregar melhor para a sua qualidade de vida e relacionamento profissional”, acrescenta a gerente em Coxilha, Ilete Zuleika Schneider.