Secretaria de Logística e Transportes

ERS - 239

A rodovia ERS-239 é uma rodovia estadual gaúcha que liga o município de Portão à localidade de Barra do Ouro, no município de Maquiné. A estrada cruza os municípios de Estancia Velha, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Araricá, Nova Hartz, Parobé, Taquara, Rolante e Riozinho.

Também conhecida como Rodovia Nestor Herculano de Paula, é importante rodovia para ligação do Vale dos Sinos ao Litoral Norte.

A extensão da ERS-239 rodovia é de 123,01 quilômetros, embora em muitas publicações conste como 115,01. A diferença se deve ao fato de que os 8 primeiros quilômetros constituem um trecho que está na situação de "planejado". Esse trecho não possui pavimentação e está sob a administração municipal.

A rodovia é duplicada de Estância Velha até Taquara, e em pista simples de Taquara a Riozinho. O único trecho não-asfaltado é entre Riozinho e Barra do Ouro, sob administração municipal.

O trecho compreendido do entroncamento da BR-116 (para Novo Hamburgo) a Riozinho (fim da extensão urbana), quilômetros 13,2 a 88,7, é administrado pela EGR e mantido com os recursos do Pedágio cobrado na Praça de Pedágio de Campo Bom.

Trecho administrado pela EGR:

Canais de Relacionamento

Telefones de Contato