Demolição da antiga ponte sobre o Rio Forqueta avança com utilização de equipamento para retirada de ferragens
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Demolição da antiga ponte sobre o Rio Forqueta
Foto: Divulgação / EGR
Por Rafael Bento - ASCOM / EGR
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) segue avançando na demolição da antiga ponte da ERS-130 sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio. A estrutura colapsou em 2 de maio de 2024, durante as enchentes que atingiram diversas regiões do Rio Grande do Sul. A operação, iniciada na última quarta-feira (14), faz parte do contrato da nova ponte, inaugurada em 10 de abril deste ano.
Nesta etapa, a EGR vai utilizar um equipamento específico para a retirada das ferragens da antiga estrutura. A máquina já iniciou os trabalhos nesta quinta-feira (22), no lado de Arroio do Meio, onde a ponte já está totalmente destruída. A empresa responsável pela demolição também será encarregada do descarte correto do material metálico.
Rompedores hidráulicos continuam atuando no lado de Lajeado
- Foto: Divulgação / EGR
Enquanto isso, os rompedores hidráulicos continuam atuando no lado de Lajeado, fragmentando o restante da estrutura em blocos de concreto. Após a conclusão dessa fase, a nova máquina será deslocada para o lado de Lajeado para coletar as ferragens remanescentes.
Os blocos de concreto provenientes da demolição serão reaproveitados como entroncamento e serão posicionados nas margens do Rio Forqueta. A iniciativa tem como objetivo estabilizar as encostas e prevenir processos erosivos, promovendo uma solução sustentável ao aliar engenharia e preservação ambiental.
Durante toda a operação, o trânsito sobre a nova ponte permanece fluindo normalmente, sem qualquer impacto para os motoristas.
Calçada de passeio na ponte da ERS-130
- Foto: Rafael Bento / Ascom EGRCalçada de pedestres da nova ponte da ERS-130
A EGR liberou nesta terça-feira (20) a calçada de passeio da nova ponte da ERS-130, sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio. Com guarda-corpos para garantir mais segurança a pedestres e ciclistas, a estrutura teve as defensas adaptadas para permitir o acesso e agora conta com atenuadores de impacto, que reduzem os danos em caso de colisões.
Nova ponte sobre o Rio Forqueta
A nova ponte sobre o Rio Forqueta substitui a estrutura destruída pela força das águas há um ano. Considerada estratégica para a mobilidade regional, a ponte foi reconstruída em tempo recorde de sete meses. A nova travessia apresenta avanços significativos: está cinco metros mais alta que a anterior, possui 172 metros de extensão (51 metros a mais), 10,7 metros de largura com duas faixas, além de calçada de pedestres e ciclovia. Seu vão livre de 2,10 metros oferece maior resiliência a cheias futuras.
Com a utilização de 234 toneladas de aço e 2.227 m³ de concreto, a obra completa, incluindo os acessos, tem 512 metros de extensão e representou um investimento de R$ 22,6 milhões, provenientes do Funrigs (fundo criado com o objetivo de centralizar e angariar recursos destinados para o enfrentamento das consequências sociais, econômicas e ambientais decorrentes dos eventos climáticos ocorridos em 2023 e 2024). A nova ponte está no escopo do Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
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