Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Logística e Transportes
Início do conteúdo

EGR e MP debatem prazo para construção de ponte entre Lajeado e Arroio do Meio

Publicação:

Encontro foi proposto pela estatal para esclarecer dúvidas e garantir a transparência no processo

WhatsApp Image 2024 12 06 at 21 15 24
Pilares da nova ponte ganham forma no canteiro de obras Foto: Gustavo Rech

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) propôs uma reunião com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), na Promotoria de Justiça de Lajeado, na tarde desta sexta-feira (06.12), com a iniciativa de prestar conhecimento detalhado sobre o andamento das obras da nova ponte da ERS-130, que ligará os municípios de Lajeado e Arroio do Meio.

Durante o encontro, Vanacôr apresentou o projeto da obra, explicou o cronograma, os motivos que geraram atraso, o novo prazo de conclusão dos serviços e reforçou a agilidade da EGR logo após a ponte antiga ter sido destruída pela enchente em 02 de maio. Também foi informado que o prazo para finalização da obra da ponte foi estendido para o dia 29 de março de 2025. 

A mudança de data para a entrega da travessia, antes prevista para ser concluída até o final de 2024, foi readequada após audiência e assinatura de novo termo entre a instituição e a empresa.

Após proposta da EGR e debate com o MPRS, as partes acordaram que a empresa terá de pagar multa de R$ 30 mil por dia de atraso não justificado. O acordo prevê também, que a EGR informe a cada 10 dias o cronograma de execução da obra, conforme consta no termo de audiência:

“Pelo Ministério Público foi proposto, então, que a EGR encaminhasse documentação segmentando as etapas do cronograma da obra, notadamente eventuais atrasos, para que seja tornado público e transparente e, assim, possibilitado o acompanhamento pela população. Para tanto, restou ajustado que a referida documentação será encaminhada a cada 10 (dez) dias com o percentual de obra concluído no período, de acordo com o cronograma apresentado. A EGR informou, ainda, que o prazo previsto para a conclusão da obra da ponte da RS 130 e 29 de março de 2025 e propôs o pagamento do valor de R$30.000,00 (trinta mil reais) por dia injustificado de atraso, o qual será revertido em favor de entidades assistenciais e/ou ambientais do Vale do Taquari. A proposição foi acolhida pelo Ministério Público, com a assinatura dos presentes, valendo como eventual título executivo extrajudicial.”

Atualmente, após a finalização da concretagem do segundo bloco de fundação, as equipes iniciaram a construção dos pilares. Ao todo, serão cinco blocos com pilares e dois sem, todos construídos em concreto armado. As estruturas são essenciais para a estabilidade da ponte por dar sustentação à ponte. 

Enquanto os trabalhos no segundo bloco avançam, as equipes executam a construção dos próximos. No lado de Lajeado, a montagem do terceiro bloco está em fase final, e no lado de Arroio do Meio, a montagem do quarto e do quinto bloco também está em andamento. Essas etapas são cruciais para garantir a continuidade das obras e o cumprimento do cronograma.

Paralelamente às atividades nos blocos de fundação, o parque fabril segue em ritmo acelerado com a produção das vigas e lajes pré-moldadas, e nas extremidades, ocorre a construção do aterro de nivelamento da ERS-130 com a nova ponte.

Participaram do acordo, os promotores de Justiça João Pedro Togni e Sérgio Diefembach, o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, e o presidente da Subseção da OAB Lajeado, Ronaldo Eckhardt. O Fórum das Entidades Empresariais de Lajeado (FEEL) também esteve representado na audiência. 

Canais de Relacionamento

Fale Conosco

Telefones de Contato

Redes Sociais

Redes sociais

Site EGR