EGR implanta compliance e aprimora práticas de controle, transparência e gestão
Publicação:

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), vinculada à Secretaria de Logística e Transportes, deu início à implantação de um sistema de compliance – conjunto de mecanismos que aprimoram as práticas de transparência, gestão e governança corporativa. Com isso, a estatal alinha-se às melhores condutas praticadas pelas instituições públicas e privadas para garantir os princípios de ética e integridade.
O Programa de Integridade é composto por diretrizes, objetivos e ações que servirão de balizamento legal à EGR na execução das atividades e relacionamento com fornecedores e parceiros. Ele apresenta ações que buscam identificar, corrigir e prevenir fraudes e corrupção, garantindo o cumprimento das leis anticorrupção por parte da EGR, dos membros dos colegiados de governança, colaboradores, fornecedores e outros parceiros.
Como parte do processo, foi criada a Comissão de Integridade, composta por colaboradores da EGR e que tem por finalidade principal implantar o Programa de Integridade (Compliance) e disseminar a cultura de transparência, ética e integridade dentro e fora da EGR. Caberá ao grupo, ainda, promover a conscientização quanto à importância do comportamento íntegro e ético para o fortalecimento da cultura de compliance.
O documento completo com as diretrizes, princípios e ações do primeiro ciclo do programa já está disponível no site da EGR (link aqui). Estão em desenvolvimento, também, um canal de denúncias e o Novo Regulamento de Licitações e Contratos, entre outras ações.