Inauguradas rótulas e a nova travessia urbana de Montenegro, na RSC-287

Obra teve investimento de R$ 5,2 milhões oriundos da arrecadação de pedágios pela EGR

As intervenções modificam a organização do fluxo de veículos
As intervenções modificam a organização do fluxo de veículos Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

Uma obra esperada havia cerca de quatro décadas foi entregue nesta terça-feira (17/1) para a comunidade de Montenegro. O governador em exercício, Gabriel Souza, participou da cerimônia que inaugurou duas rótulas e a travessia urbana no quilômetro 2 da RSC-287, na esquina com a rua Ernesto Zietlow. O investimento de R$ 5,2 milhões e a construção das melhorias é oriundo da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), e também teve a parceria da prefeitura na elaboração do projeto.

Foram sete meses entre a assinatura da ordem de serviço até a inauguração realizada nesta manhã. “Uma obra em rodovia não se mede apenas em quilômetros e recursos. Esta entrega representa a preservação de incontáveis vidas e oportunidades de desenvolvimento para toda a região do Vale do Caí”, destacou Gabriel. O governador em exercício já havia visitado a região em duas ocasiões no ano passado, quando exercia seu mandato de deputado estadual: em abril, quando conferiu o projeto, e em setembro, quando as obras estavam em andamento.

A conclusão das intervenções modifica a organização do fluxo de veículos em uma área diariamente congestionada, além de proteger os pedestres que precisam fazer a travessia nos dois sentidos da via, atendendo às reivindicações de moradores e comerciantes locais.

O diretor-presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia, ressaltou que a finalização da obra reorganizou a dinâmica do tráfego em Montenegro, agilizando o deslocamento de veículos. "Além disso, a instalação das faixas de pedestres reforçou a segurança das pessoas que circulam a pé pelo trecho, minimizando as possibilidades de acidentes. Todas essas melhorias potencializam o desenvolvimento da região”, frisou Záchia.

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, comemorou as entregas feitas pelo governo do Estado desde os primeiros dias de gestão. “Tudo é fruto de muito trabalho e articulação com lideranças de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Parabenizamos Montenegro pela conquista e seguiremos trabalhando para qualificar a malha rodoviária de todo Rio Grande”, pontuou. O prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, acompanhou a solenidade.

As intervenções modificam a organização do fluxo na região
As intervenções modificam a organização do fluxo na região - Foto: Raphael Nunes
As intervenções modificam a organização do fluxo na região - Foto: Edivan Rosa
As intervenções modificam a organização do fluxo na região - Foto: Edivan Rosa
As intervenções modificam a organização do fluxo de veículos
As intervenções modificam a organização do fluxo de veículos - Foto: Gustavo Rech

Canteiro de obras

De maio passado até a conclusão das intervenções, o corpo técnico da EGR adaptou o projeto da prefeitura para adequar o perímetro da obra aos acessos comerciais e residenciais do entorno, gerando menor impacto para a execução dos trabalhos. Também executou uma nova rede de drenagem para que não houvesse impacto na rede municipal existente. O pavimento foi finalizado com nova camada asfáltica em toda a área, incluindo trevos, pistas centrais e ruas laterais. Houve implantação e renovação dos contornos com meios-fios e calçadas. Na finalização da obra, fizeram o paisagismo e a sinalização horizontal e vertical, além da inclusão das pistas elevadas para passagem segura de pedestres.