Maio Amarelo: EGR realiza sensibilização sobre segurança no trânsito
Publicação:
A atividade contou com a participação de 185 colaboradores

As ações da campanha Maio Amarelo alcançaram as equipes das dez praças de pedágio administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Durante todo o mês, os colaboradores tiveram a oportunidade de receber informações e esclarecimentos para um trânsito mais seguro.
O Maio Amarelo é um movimento internacional iniciado em 2014, com o objetivo de sensibilizar a sociedade a adotar atitudes responsáveis para reduzir acidentes e fatalidades envolvendo condutores, pedestres e ciclistas. O amarelo representa a atenção necessária que todos devem ter ao trafegar pelas cidades ou estradas. Com o tema "No trânsito, escolha a vida", este ano a campanha destaca as escolhas corretas como a melhor maneira de proteção.
A equipe de Gestão Ambiental adotou um jogo de perguntas-e-respostas, com direito a chocolate como premiação, para tratar os diversos assuntos que envolvem a segurança no trânsito de forma interativa. Os 185 participantes puderam aprofundar-se em leis e atualizações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dialogar sobre infrações e multas, refletir sobre as principais causas de acidentes e fatalidades, reforçar atitudes específicas para quem trabalha nas praças de pedágio e pensar sobre comportamentos preventivos e mais gentis no trânsito. Além disso, houve espaço para falar sobre curiosidades e compartilhar situações já vivenciadas pelos colaboradores.


No trânsito, escolha a vida:
-
Respeite os limites de velocidade. O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes.
-
Use cinto de segurança. Todos os ocupantes do veículo devem utilizá-lo, incluindo os passageiros do banco traseiro.
-
Não dirija sob influência de álcool ou drogas. Além de extremamente perigoso, dirigir alcoolizado ou drogado é ilegal.
-
Respeite todas as sinalizações. Elas existem para garantir a organização e aumentar a segurança no trânsito.
-
Motociclistas devem usar capacete. Este e outros equipamentos de segurança são a proteção em caso de queda.
-
Não faça uso do celular no trânsito. Toda distração pode ser fatal.
-
Dê prioridade aos pedestres. Reduza a velocidade em áreas com grande circulação de pessoas e pare na faixa de pedestres quando houver alguém para atravessar.
-
Use a prevenção como aliada: sinalize com antecedência as intenções de mudança de direção ou de faixa; mantenha distância segura do veículo à frente; e conserve o automóvel em boas condições de funcionamento.